Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 24/07/2019 Hora: 11:03:36
Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam do 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista

Cerca de 24 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Guarani d'Oeste participaram durante esta semana do 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista.

O 6º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista é organizado pelo ADE Noroeste Paulista e foi promovido em Votuporanga entre os dias 17, 18 e 19 de julho, com o tema "Competências Socioemocionais e os Processos Educativos para o Século XXI". Nos três dias, os profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram de palestras, minicursos e oficinas que ofereceram conhecimentos para o desenvolvimento de novas atividades nas escolas onde atuam.

Gradativamente a escola do século XXI enxerga o ser humano em sua totalidade, considerando suas características, vivências e experiências. Esse modelo de Educação no qual a escola atua como instrumento de transformação prioriza o desenvolvimento do educando de forma integral requer o planejamento e aplicação de práticas pedagógicas compromissadas com a vida em sua dimensão global, ou seja, o fomento de processos educativos em prol das Competências Socioemocionais, tão importantes quanto os conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento.

 As Competências Socioemocionais agrupam diversas habilidades que o indivíduo desenvolve para lidar com as próprias emoções, conseguindo gerenciá-las, alcançar objetivos, lidar com frustrações, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, ter domínio de ações comunicativas e colaborativas, tomar decisões de maneira responsável, entre outras.

Cabe ressaltar que as dez habilidades socioemocionais mais relevantes ao convívio social são: empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade. Desta maneira, o 6º CIENP tem como objetivo oportunizar formação continuada e atualização em Competências Socioemocionais e práticas educacionais de excelência aos profissionais do magistério com foco na superação dos desafios interpostos pela ação de Educar no século XXI.

O evento expressa um regime de compartilhamento de responsabilidades no que se refere ao desenvolvimento da educação no território regional, efetivando na prática o regime de colaboração horizontal entre os municípios do noroeste paulista.

Reportar erro