Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 18/08/2017 Hora: 08:59:10
História do Município de Guarani d'Oeste

 

 

O devassamento do Noroeste Paulista, iniciado com o senhor Euphy Jales, fundador de Jales, e companhias de colonização, como a CAIC, fundadora de Santa Fé do Sul, motivou a fixação de povoadores atraídos pela fertilidade dos solos e facilidade de aquisição de terras principalmente, pela infraestrutura básica implantada, destacando-se a Estrada de Ferro Araraquara.

Assim, Antônio Zacarias de Oliveira e Antônio Flávio de Oliveira doaram, em março de 1945, parte de suas terras para formação do patrimônio de Guarani d'Oeste, cujo loteamento ficou sob a responsabilidade de Antônio Ribeiro. Vários estabelecimentos comerciais foram instalados e, em torno deles, as primeiras residências. O topônimo adotado deveu-se, à Cachoeira dos Índios ser localizada em seu território e porque na época de sua fundação, foram constatados alguns grupos indígenas Guaranis. As atividades agrícolas, baseadas nas lavouras de café, algodão, milho, soja e amendoim, proporcionaram desde os primeiros anos, o desenvolvimento de Guarani d'Oeste. Todavia, a fase de maior progresso somente se iniciou em 1974, quando começaram as obras de instalação da hidrelétrica Água Vermelha, no Rio Grande. Para atender às necessidades básicas do grande número de trabalhadores requisitados na obra, a CESP criou novas vilas, via de acesso, escolas, áreas de lazer, e expandiu os sistemas de comunicação, aeroporto, e outras estruturas necessárias ao saneamento e abastecimento.

O Distrito foi criado com a denominação de Guarani d'Oeste, através do Decreto Lei Estadual nº 2456, no município de Fernandópolis.

Em 18 de fevereiro de 1959, o Distrito de Guarani D’Oeste, através do Decreto Lei Estadual nº 5285, foi elevado à categoria de Município, desmembrado do município de Fernandópolis. Sua instalação verificou se no dia 01 de janeiro de 1960.

Atualmente Guarani D’Oeste continua com sua economia baseada na agricultura e pecuária e a instalação de pequenas empresas no ramo de tecelagem que se instalaram no município, estando dentro os dez menores municípios do estado, cortado pela rodovia SP-543, o município está localizado em uma Distância da Capital de 543,00 Km, com uma latitude 20º04'29" sul e a uma longitude 50º20'22" oeste, estando a uma altitude de 499 metros. O município tem 2.021 habitantes (IBGE 2014) em uma área total de 85,699 Km² com uma densidade demográfica de 23,60Km². Tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,757, IDH-M Renda: 0,666, IDH-M Longevidade: 0,769, IDH-M Educação: 0,837

Guarani d´Oeste tem 87,5% de esgotamento sanitário adequado e 99,8% de arborização de vias públicas (IBGE 2010), nas edições de 2010 e 2012 do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social, classificou-se no Grupo 3, que agrega os municípios com baixos níveis de riqueza e bons indicadores de longevidade e escolaridade.

 

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro