Visando a necessidade em se capacitar os técnicos municipais para um melhor desempenho das atividades realizadas no cotidiano, através de processo de seleção oferecido pela Agência Nacional das Águas - ANA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, foi aceita uma proposta municipal apresentada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, no qual credenciou a participação do técnico responsável pelo setor a cursar uma Especialização a Distância em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos.
Como parte do cronograma do curso, nas disciplinas de Princípios de Hidrologia Ambiental e Manejo e Conservação da Água e do Solo, tornou-se oportuna a realização de estudos na microbacia do Córrego da Arara do município de Guarani d'Oeste.
Definição de Bacia Hidrográfica:
"A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água de precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório. A bacia hidrográfica compõe-se basicamente de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar um leito único no exutório" (TUCCI, 2004).
Sabe-se que é muito importante o monitoramento do dinamismo da bacia hidrográfica, um dos itens que pode sofrer alterações devido às ações antrópicas é a perda de qualidade da água que provoca a descaracterização de um curso d'água e/ou lençol freático, morte de vida aquática, impossibilidade de uso da água para diversas finalidades, desequilíbrio entre espécies animais podendo ocorrer extinção das espécies endêmicas e alta proliferação de outros e doenças.
Por isso, deve-se utilizar esses recursos de forma responsável e com planejamento, garantindo a preservação dessas regiões de grande importância para a manutenção da vida. Por fim, é possível garantir a qualidade ambiental desde que sejam colocados em prática os deveres exigidos e também agir com responsabilidade, principalmente para evitar ações que causem o assoreamento dos cursos d'água devido aos processos erosivos provocados pelas práticas agrícolas e pecuária, além da falta de vegetação no entorno dos córregos que facilitam o carreamento de partículas de solo para os mananciais, necessitando de práticas de restauração e proteção dos recursos hídricos.
Resultados obtidos através dos estudos realizados na Microbacia do Córrego da Arara:
- Estudo 01
- Estudo 02
Fonte: Renata Cardoso/ Eng. Agrônoma
estudosnamicrobaciadocarregodaarara.pdf |
Enviar esta notícia para um amigo
Reportar erro